Atividades Complementares

ATIVIDADES DE LAZER E CULTURA
Em nossa escola temos, durante o ano, passeios pelos museus da cidade, pontos turísticos que unem entretenimento e aprendizado. Atividades que mesclam lazer e cultura podem ser usadas para ensinar conceitos de história, atualidades, geografia etc.

Ao visitar algum museu, um parque ou outro local, o aluno adquire a prática social, muito importante como formadora de opiniões consistentes, reflexivas e problematizadoras. Ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas, é permitir ao aluno momentos de re-elaboração do saber dividido, permitindo o seu acesso a esses saberes e contribuindo para a sua atuação como ser criativo no processo histórico-cultural da sociedade.

Entende-se que a cultura é construída a partir das ações e inter-relações sociais. As pessoas fazem parte de uma sociedade e acabam interagindo umas com as outras, trocando idéias e conhecimento, desse relacionamento deriva a cultura desse povo, que foi construída com o passar do tempo.

Todos juntos constroem uma história de vida, onde os hábitos e costumes, manifestações, expressões, sentimentos e outros estão inseridos, identificando cada componente dessa sociedade e determinando o seu modo de viver e de ser.

Se as pessoas têm conhecimento de suas próprias raízes e conscientemente sabem da relevância das mesmas para suas vidas, passarão a valorizar esse conhecimento transmitindo-o para as gerações futuras, isso evitará que sejam esquecidas ou adormecidas. E a escola é promotora desses conceitos como forma complementar do ensino, que ajudam ampliar a visão que se tem do mundo.