COLÉGIO CATA-VENTO O MELHOR PARA SEU FILHO.


Ensino Fundamental

Colégio Cata-Vento

Proposta Pedagógica

Em conformidade com a disposição do quadro Clique para ampliarcurricular o Colégio Cata-Vento, orienta sua prática pedagógica no sentido de valorizar e estimular a aprendizagem do aluno, através de metodologias que visam o melhor aproveitamento das aulas com material pedagógico e recursos didáticos de qualidade excelente.

Norteia a presente Proposta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.

A metodologia de ensino do Colégio Cata-Vento tem por objetivo principal levar o aluno a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, de descobrir e de pensar.

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica do Colégio privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização, como possibilidade de ensino e favorecimento da compreensão da realidade social, a saber:
- ética;
- diversidade cultural;
- meio-ambiente;
- saúde;
- sexualidade;
- temas locais,
Serão agregados, sempre que possível, as temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde o Colégio está inserido.
O currículo escolar valorizará, ainda, as seguintes atividades:
- Estudos do meio;
- Eventos cívicos e comemorativos;
- Passeios de integração e socialização;
- Visitas a exposições, mostras culturais e eventos.

As matérias ou áreas de estudos que compõem a Base Nacional Comum, abrangem o estudo da Língua Portuguesa, da Matemática, do mundo Físico e Meio Ambiente e da realidade sócio-política Brasileira e ainda Arte e Educação Física, estão organizadas de modo a desenvolver a aprendizagem participativa e interativa da criança.

Os conteúdos ministrados estão organizados em material escolar que possibilita a sua gradativa compreensão.

ENSINO FUNDAMENTAL

1º ao 5º ano
Essa é uma nova etapa na vida escolar de nossas crianças, onde elas serão incentivadas a aprender uma nova organização de trabalho e rotina. Além disso, para que nossos objetivos sejam alcançados, os conteúdos são desenvolvidos de forma desafiante e significativa, para que nossos alunos tenham entusiasmo e disponibilidade para aprender.

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental I, os professores realizam um trabalho que visa a adaptação dos alunos à nova rotina e demandas escolares, bem mais complexas do que estavam acostumadas. Nessa fase, serão construídas novas competências, em especial o fortalecimento do papel de estudante, uma vez que precisarão assumir o compromisso com as tarefas e com o estudo diário, já que as avaliações passarão a fazer parte do seu dia-a-dia.

Outro ponto que destacamos, é o desenvolvimento da autonomia do aluno em relação a organização de seu próprio material (saber usar o caderno, a agenda, responsabilizar-se pelo material que circula entre a casa e a escola, etc.) assim como com os materiais emprestados dos colegas e os de uso coletivo da escola. Apesar de todos esses pontos terem sido trabalhados na Educação Infantil, é no Ensino Fundamental I que eles se concretizarão e permitirão um bom desenvolvimento do aluno.

6º ao 9º ano
Durante os anos finais do Ensino Fundamental, mudanças significativas no desenvolvimento dos alunos poderão ser observadas. Mudanças físicas e emocionais serão o sinal mais evidente de que os alunos passarão a compreender o mundo de uma forma bem diferente, o que exigirá da escola e das famílias o acompanhamento desse nova forma de pensar, sempre de uma forma dinâmica e com significado real para suas vidas.

O Colégio Cata-Vento, para responder a essas transformações da adolescência, introduz no Ensino Fundamental II novos desafio na dinâmica escolar por meio dos quais procura manter o vínculo positivo com a aprendizagem e com o conhecimento que se constrói nas séries anteriores.

Ano a ano, o currículo vai ganhando um caráter mais político e cada vez mais voltado para o universo além da escola. Assim, os alunos serão incentivados a discutir profundamente questões como cultura, política, economia, tecnologia e meio ambiente, seja em contextos próximos ou distantes.

Como nossos alunos aprendem:
O mundo é um lugar repleto de curiosidades e o conhecimento acumulado pela sociedade é bastante vasto.
Por meio de pesquisas, experiências, debates, jogos, muita leitura e atividades diversificadas, os alunos do Ensino Fundamental aprendem a interagir com todo esse conhecimento, refletindo e interessando-se por cada um deles.

Isso é possível devido ao material didático utilizado e dos projetos que abordam diferentes temas. As aulas são planejadas para serem agradáveis e significativas de forma a atingir os objetivos propostos para cada idade.

Além disso, o Colégio privilegia atividades como produção de texto,incentivo a leitura, artes e esportes.
Nossos Professores são muito bem preparados e têm como objetivo maior capacitar os alunos para a atuação no mundo, proporcionando sua progressiva autonomia e desenvolvimento de suas capacidades.

O que nossos alunos aprendem:
No Colégio Cata-Vento, há uma interação com os conteúdos de forma que os alunos construam o seu conhecimento, desenvolvam suas potencialidades e tenham garantida sua inserção no ambiente social.

Contamos com material e recursos didáticos de excelente qualidade, que são trabalhados de forma contextualizada, divididos por áreas, de modo a desenvolver a aprendizagem participativa e interativa da criança, a saber:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Ciências
- História
- Geografia
- Educação Física
- Arte
- Língua Inglesa
- Espanhol
- Informática
- Filosofia

Alunos do Ensino Fundamental no Período Integral:
No Colégio Cata-Vento, as crianças do Ensino Fundamental que permanecem o período integral, passam o dia de uma forma muito produtiva, divertida e diversificada.

No horário diverso a aula, os alunos têm momentos reservados para vários tipos de atividades como: almoço (com um cardápio especialmente preparado por uma nutricionista), descanso, acompanhamento de tarefas, hora de leitura, estudo diário, atividades de recreativas e esportivas,jogos educativos, desenvolvimento de projetos como culinária e coral.