Como nossas crianças aprendem:

Aprendizado e diversão. São essas as duas palavras que melhor caracterizam o dia-a-dia da Educação Infantil no Colégio Cata-Vento
Clique para ampliarAqui, as crianças que têm entre 1 ano e 5 anos de idade, encontram situações onde podem explorar sua criatividade, sua curiosidade frente às diversidades do mundo, além de encontrarem muito espaço para brincar, cantar, dançar e soltar sua imaginação..

Através da mediação do professor, a criança é incentivada a formular hipóteses, interagir com o meio e com o objeto de estudo, construindo assim seu conhecimento de forma significativa.

Nosso objetivo maior é o de oferecer estímulos adequados para que a criança desenvolva suas habilidades, através do desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, social, psicológico e afetivo.

O que nossas crianças aprendem:

Vivemos em um mundo em constantes transformações, onde o conhecimento é peça fundamental para se viver bem.

E é na Educação Infantil que as bases são solidificadas para tudo o que a criança aprenderá em sua vida.

Veja os conteúdos trabalhados em nosso Colégio:

• Movimento:   Exibir conteúdo | Ocultar conteúdo

Desde a barriga da mãe, os bebês já encontram-se em constante movimento. Depois que nascem, esses movimentos irão aperfeiçoando-se, como arrastar, engatinhar, andar, correr, saltar, etc, que são resultados das interações sociais e das relações do homem com o meio. Na escola, as crianças encontrarão situações planejadas para o desenvolvimento de cada um desses movimentos, além da expressividade, equilíbrio e coordenação, por meio de muita brincadeira e diversão.

• Música:    Exibir conteúdo | Ocultar conteúdo

A música faz parte da vida do homem desde as mais remotas civilizações. Música é arte, é uma das formas encontradas pelas pessoas de comunicar suas sensações, sentimentos e pensamentos, e por esse motivo sua presença na Educação Infantil faz-se tão necessária. As músicas apresentadas às crianças são criteriosamente selecionadas, sempre primando pela qualidade dessas.

• Artes visuais:    Exibir conteúdo | Ocultar conteúdo

• Linguagem oral e escrita :    Exibir conteúdo | Ocultar conteúdo

A inserção e a participação das práticas sociais ocorrem por meio da linguagem oral e escrita. Por esse motivo, a partir das atividades desenvolvidas na escola, a criança começa a interessar-se pela leitura, a narrar fatos ocorridos em seu dia-a-dia, a contar e recontar histórias, a reconhecer seu nome, as letras e os símbolos existentes em nossa sociedade.

• Natureza e Sociedade:    Exibir conteúdo | Ocultar conteúdo

As crianças apresentam muita curiosidade para entender melhor o mundo em que vivem, por estarem inseridas tanto em seu meio natural como também social. Os animais, as plantas, os fenômenos naturais, as paisagens, o contexto historio do local onde vive, formas de se preservar o meio ambiente, entre outros, são temas pertinentes que levam as crianças à reflexão e ao conhecimento.

• Matemática :    Exibir conteúdo | Ocultar conteúdo

Os conhecimentos matemáticos são parte integrante da vida de todas as pessoas. Basta pensarmos nas inúmeras situações em que nos deparamos com números, pesos, formas e medidas: número de telefone, idade, “peso” do corpo, tamanho do sapato, da roupa, contagens, horas, dias da semana, do mês, forma dos objetos, entre tantos outros. Partindo dos conhecimentos que cada criança já traz de casa, os conteúdos são apresentados de forma bastante lúdica, através de jogos, músicas e atividades escritas, para que as crianças aprendam brincando.

Alunos da Educação Infantil no período Integral:
O dia-a-dia da criança que permanece em nossa escola em período integral Clique para ampliaré muito bem planejado. No período da manhã os alunos realizam as atividades proposta pela professora juntamente com sua turma, envolvendo atividades pedagógicas, artes, movimento, higiene, brincadeiras, entre outras.

No horário do almoço, as crianças aprendem a alimentar-se de forma saudável, respeitando as regras básicas de etiqueta. Depois, descansam para iniciar as aulas no período da tarde.

No período da tarde os alunos realizam variadas atividades incluindo: atividades físicas, brincadeiras no parque, na cama elástica, na areia e com diversos tipos de materiais (como bola, bambolê, corda) além de leitura de livros, músicas e jogos educativos.

É por esses, e outros tantos motivos, que o Colégio Cata-Vento é um local seguro e agradável, que fará com que os dias de seus filhos sejam sempre repletos de novas descobertas e cheios de felicidade.