Projeto Pedagogico

Clique para ampliar O Colégio Cata-Vento orienta sua prática pedagógica no sentido de valorizar e estimular a aprendizagem da criança, através de metodologias que visam o melhor aproveitamento das aulas, com material pedagógico e recursos didáticos de qualidade excelente.

A concepção de ensino do Colégio Cata-Vento tem por objetivo principal levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, a proposta pedagógica do Colégio privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, respeitando-se o desenvolvimento próprio de cada criança.

Objetivos Específicos da Educação Infantil:
• Proporcionar atividades para que a criança esteja livre para realizar suas experiências, desenvolvendo atitudes de iniciativa e criatividade.
• Oferecer estímulos adequados para que a criança desenvolva suas habilidades, através dos aspectos físico, intelectual, social, psicológico e afetivo.
• Desenvolver habilidades necessárias para aprendizagem.
• Socializar-se através de situações que levarão à compreensão e atitudes de cooperação em relação aos demais alunos e aos adultos, (família e sua comunidade).

Objetivos Específicos no Ensino Fundamental:
• Capacitar os alunos com vivências e projetos pedagógicos que possibilitem sua atuação no mundo, rumo ao conhecimento;
• Proporcionar a progressiva autonomia do aluno, visando o seu o equilíbrio emocional e o desenvolvimento pleno e harmônico de suas potencialidades;
• Desenvolvimento de capacidades para aprendizagem e conhecimento e conhecimento por meio de atividades de leitura, escrita e cálculo, bem como das áreas de conhecimento científico e artístico;
• Compreensão do ambiente natural visando respeito ao meio ambiente e preparação para o ensino das ciências naturais;
• Desenvolvimento integral da criança nos seus aspectos físicos, sociais, psíquicos e psicomotor;
• Incentivar a criatividade do educando, especialmente como elemento de auto expressão e despertar para a sensibilidade artística e criativa;
• Assegurar ao aluno a formação comum para o exercício da cidadania;
• Fornecer aos alunos os meios para o progresso em estudos posteriores.

Nossa missão Educar para desenvolver todas as potencialidades e habilidades de nossos alunos, valorizando a busca, a pesquisa, a construção do conhecimento e a cultura respeitando a individualidade de cada um.